Pr. Fabrício Tostes

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Um líder segundo os princípios de Deus




Neemias  um líder segundo os princípios de Deus.
A cidade de Jerusalém foi destruída no ano 586 a.c . Os judeus que viviam ali foram deportados para a babilônia(hoje, Iraque). Deviam estar no cativeiro durante setenta anos, mas no ano 537 foi permitido que um primeiro grupo retornasse. Em 516, o templo de Jerusalém foi reconstruído. Esdras foi o líder do segundo grupo de judeus que regressou a Jerusalém em 458. Logo, em 445, Neemias pediu autorização para voltar a Jerusalem com um terceiro grupo, a fim de reconstruir os muros da cidade.
Naqueles dias, as cidades eram protegidas pelos muros que as rodeavam. Se um inimigo a atacava poderia levar até seis meses para abrir espaço e entrar, graças a esses muros. Quando Neemias entrou em cena, os muros de Jerusalem já estavam destruídos a décadas. Com  seus muros destruídos, Jerusalem era uma desonra para o povo de Deus. Era como uma declaração: Deus os abondonou.
Agora estavam de volta e até tinham reconstruído o templo. Estavam vivendo em meio aos escombros, sua moral estava no chão, sentiam-se derrotados, desalentados e deprimidos. O que lhes faltava num momento como aquele? Um líder. Ler Neemias cap.1:1-4.
O que lemos aqui é o diário de Neemias. Nas suas palavras, lemos como ele conseguiu a permissão de um rei estrangeiro um homem que não era crente para voltar a Jerusalém e reconstruir seus muros.Aquele era o mesmo rei  de que, quando, pela primeira vez, os judeus intentaram reconstruir o muro, havia ordenado que não o fizessem. No antigo testamento, esse rei é conhecido por três nomes diferentes. Artaxerxes, que sig. Grande rei. Azaras que sig. Pai venerável e no livro de Daniel ele tem o nome de Dario que sig. O medo. É provável que, por ser copeiro do rei, Neemias ocupasse o segundo cargo de importância dentro do reino. O copeiro do rei era uma combinação de primeiro ministro, guarda-costas, agente pessoal de segurança e ajudante do rei. Era a pessoa que o rei confiava. Neemias tinha de ser totalmente leal e digno de confiança, e artaxerxes lhe confiava a própria vida. Ainda que seja provável que N       eemias tenha nascido na babilônia durante o cativeiro, ele não era persa, no entanto ocupava o segundo posto em autoridade e era uma grande figura dentro do governo persa. Hanani seu irmão acabava de voltar de Israel. Visto que Jerusalém esta a uma distancia de 1.300 a 1.600 kms de Susã é provável que ele tenha levado uns dois meses nessa viagem. Neemias quer noticias e Hanani diz: Só trago más noticias. Quando Ele conhece o estado de Jerusalém ele senta e chora; lamentando jejuando e orando ao Deus do Céu e fez isso durante quatro meses. Ele era homem de oração. Em seu livro , lemos 11 orações. A oração é o segredo.
Por que Deus escolheu Neemias como líder?
Há três razões:
1-Neemias era sensível diante das necessidades que via ao seu redor:
Neemias era um homem que se importava com o que Deus se importa. Ele tinha uma vida boa na Babilonia. Nem sequer havia visto Jerusalém. Quando porém ouviu falar do povo de Deus, deprimido, desalentado e derrotado ele levou a sério essas noticias. Os lideres são sensíveis diante das necessidades das pessoas que os rodeiam. Deus usa pessoas que se importam com o que Ele se importa. Neemias se importou com o que Deus se importou e isso fez dele um líder. Bob Pierce, o fundador da Visão Mundial, dizia:
Quero que o meu coração se quebrante diante das mesmas coisas que quebrantam o coração de Deus. A primeira qualidade de um líder é a sua sensibilidade diante das necessidades que estão ao seu redor.




2- Neemias era digno de confiança:
Neemias era um homem de boa reputação. Artaxerxes lhe confiou sua segurança pessoal. Isso significa um grau muito alto de confiança. Deus usa pessoas que sejam dignas de confiança, seguras e fiéis. Ler Lc.16:10-13.
Deus prova a nossa fidelidade. Uma delas consiste em observar como servimos no ministério liderado por outra pessoa. Antes de nos confiar um ministério próprio, ele quer ver como nos comportamos diante da liderança de outra pessoa. E Ele quer ver como administramos as nossas finanças, o nosso estilo pessoal de administração quanto  ao dinheiro determina quanto Deus pode abençoar nossa vida. Até que ponto você quer que Deus o abençoe? A decisão é sua. Peça-lhe que o faça digno de confiança e generoso, assim como Ele mesmo é digno de confiança e generoso.

3- Neemias era disposto:
Quando houve necessidade de um líder, Neemias disse: eu me ofereço, aqui estou; envia- me a mim. Ele tinha o cargo mais invejável de todo o reino, e o problema estava a 1.600 kms de distância. Levaria meses para chegar ali de camelo. Para Neemias, teria sido muito mais fácil permanecer onde estava, levando a vida fácil do palácio. Ele porém, disse: Eu vou; não sou construtor, mas vou recoinstruir os muros. Não tinha habilidades necessárias para esse trabalho, mas tinha um coração disponível e de confiança, e se colocou à sua disposição. Deus não busca nos lideres capacidade tanto quanto a credibilidade, a confiabilidade e a disponibilidade essas qualidades são,todas elas, questão de decisão. Talvez você diga: Eu não tenho esses dons, o talento ou o intelecto necessário. No entanto, essa não é a pergunta que Deus está fazendo a você. Deus quer saber:
1-Ele pode acreditar em você?
2-Você tem caráter?
3-Seu caráter esta sendo desenvolvido?
4- Você é sensível com as pessoas?
5-Você é digno de confiança?
6-Deus pode se apoiar em você?
7-Você esta disposto?

Nenhum comentário: